Fabricantes criam veículos que "falam" entre si

Written By nyit on Thursday, January 27, 2011 | 8:22 AM

Fabricantes criam veículos que  
Projeto envolve oito marcas e está sendo financiado pelo governo americano

Na cidade de Farmintong Hills, Michigan, nos Estados Unidos, um grupo de oito fabricantes de automóveis - que inclui Ford, GM, Toyota e Volkswagen - está desenvolvendo uma tecnologia que permite que os veículos se comuniquem uns com os outros, a fim de evitar acidentes.

Este sistema alerta o motorista sobre algum veículo que venha na direção oposta, que freie bruscamente ou que siga uma rota de colisão. A posição precisa dos carros é monitorada 10 vezes por segundo. "Se todos os carros tiverem esta tecnologia seria como ter um outro par de olhos", comparou Mike Shulman, líder de investigação técnica do do Centro de Segurança Ativa e Engenharia Avançada da Ford.

O grupo das montadoras que está trabalhando nesta nova tecnologia conta com o financiamento do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. O objetivo inicial é construir 64 veículos, oito de cada fabricante, e equipar outros 2.000 com esta tecnologia para fazer estudos no próximo ano.

"Não poderíamos testar apenas o sistema Ford, já que precisamos receber mensagens de automóveis de outras marcas como Honda, Hyundai, e Kia, além de enviar informações pare estes modelos", disse Shulman.

Peter Appel, porta-voz do Departamento de Transportes americano, disse que o governo "está ajudando a criar um sistema nacional, onde todos os carros, caminhões, ônibus e trens são capazes de se comunicar entre si" O porta-voz também disse que "os veículos totalmente conectado vão reduzir significativamente os acidentes e gerar grandes quantidades de dados sobre as rotas. Estas informações farão com que nosso sistema de transporte seja mais seguro, mais eficiente e ambientalmente correto".

No Salão de Washington, nos Estados Unidos, a Ford mostrou a nova tecnologia em três utilitários Escape - foto acima. O sistema de comunicação permite que os veículos "falem" uns com os outros usando uma rede de comunicação de curto alcance. Os carros podem então alertar os motoristas de perigos em potencial, especialmente aqueles que não são percebidos. Por exemplo, alerta o condutor quando um carro está em rumo de colidir com outro em um cruzamento ou quando um carro freia de repente metros à frente. 

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...