Primeiro automóvel a diesel faz 75 anos

Written By nyit on Tuesday, January 25, 2011 | 5:08 AM


Mercedes-Benz 260D provou que combustível não era só para veículos pesados


Em 1936, na ocasião do Salão de Berlim, a Daimler-Benz apresentou ao mundo um carro com um motor especial, diferente do que todos estavam acostumados e que entrou para a história.
O Mercedes-Benz 260D era um carro em duas versões, fechado com quatro lugares e conversível com dois. Sob o capô, não estava um motor a gasolina como em todos os carros da época, mas um motor com uma tecnologia diferente, que funcionava com um combustível diferente, o diesel.

De fato os motores a diesel foram inventados muitos anos antes, mas até então eram sempre utilizados em caminhões pesados e máquinas, nunca em automóveis particulares. Um grande erro, já que hoje, por exemplo, aproximadamente 60% dos carros vendidos na Europa são movidos por motores a diesel.

O motor que equipava o 260D era oriundo de um caminhão. O bloco de quatro cilindros a ar, 2.6 litros e injeção de combustível mecânica havia sido criado por um fornecedor da Mercedes-Benz chamado Robert Bosch.

Por que a Mercedes-Benz decidiu lançar este motor?


Naquela época o diesel valia a metade da gasolina. Além disso, seu rendimento era maior. Calculava-se que um carro poderia andar cerca de 400 km com um tanque de diesel. Isso despertou o interesse principalmente dos taxistas.

Foram produzidos 1.967 automóveis em diferentes padrões, até que, em 1940 a produção foi suspensa em função das necessidades bélicas da Alemanha. A Segunda Guerra Mundial havia começado. Durante o bombardeio dos Aliado à cidade de Stuttgart, a fábrica da Daimler-Benz em que o 260D era construído foi totalmente destruída.

Desde então, a Mercedes-Benz passou a lançar ano após ano novas e mais sofisticadas motorizações a diesel. A fabricante alemã ainda desenvolveu a tecnologia Bluetec, em que os modernos propulsores são alimentados com diesel de baixíssimo teor de enxofre. Isso representa uma mobilidade com um grande rendimento e menores emissões de poluentes. 

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...