Volkswagen mostra novo conceito "verde"

Written By nyit on Wednesday, January 26, 2011 | 3:43 AM

Volkswagen mostra novo conceito
Pequeno cupê consegue rodar até 130 km com um litro de diesel

A Volkswagen continua o desenvolvimento de seu "Carro 1-litro" para conseguir que seu conceito percorra a maior distância possível com apenas um litro de diesel.
O XL1 será apresentado oficialmente esta semana no Salão do Qatar já pode andar mais de 100 km com apenas um litro de combustível.

A maior mudança no conceito é que agora o XL1 se parece mais com um carro convencional, enquanto os anteriores, mostrados em 2002 e 2009, eram cupês com desenho futurista e aerodinâmico e espaço para apenas dois ocupantes.

O XL1 de 2011 é empurrado por um motor 0.8 litro a diesel de apenas dois cilindros para produzir 47 cv. A novidade é o motor elétrico que fornece mais 27 cv para as rodas. As baterias conseguem levar o carro por até 35 km somente com energia elétrica. A recarga pode ser efetuada em uma tomada doméstica ou através do motor a diesel. Assim, o modelo consegue atingir os 130 km/l e emitir 24 g/km de CO2. O pequeno tanque de 10 litros é suficiente para mais de 500 km de autonomia.

A carroceria de polímero de fibra de carbono reforçado ajuda a manter o peso em baixos 795 kg. O monobloco pesa apenas 230 kg. De acordo com a Volks, o XL1 precisa de apenas 8 cv para manter uma velocidade de 100 km/h constantes, enquanto um Golf 1.6 TDI necessita o triplo.

Ainda de acordo com a marca, o conceito não é voltado para a produção, mas serve como estudo para novas tecnologias a serem empregadas nos próximos lançamentos "verdes" do grupo alemão.

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...