Janeiro e a tradicional queda nas vendas

Written By nyit on Sunday, February 13, 2011 | 6:22 AM

Janeiro e a tradicional queda nas vendas
Superaquecido em 2010, mercado nacional recua 36% no primeiro mês do ano

A produção de veículos no Brasil apresentou a clássica queda de janeiro. Segundo a Anfavea –­ Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores –­, foram 261,8 mil unidades fabricadas no país, resultado 9,1% inferior a dezembro de 2010, mas 6,4% maior que janeiro do ano passado. As exportações, por sua vez, foram positivas nas duas comparações. Com 53,6 mil unidades vendidas para fora do país, o desempenho foi 5,8% melhor que dezembro e 10,7% maior que o mesmo mês do ano passado.
Mesmo assim, as exportações continuam como principal preocupação do setor. Inclusive pela balança comercial automobilística. Pelos números da entidade, o aumento na venda de carros nacionais na comparação com janeiro de 2010 foi de 10%, enquanto no mesmo período os importados venderam 34% a mais. Na lista de países que mais exportam veículos para o Brasil, uma surpresa. A Coreia do Sul se tornou o segundo maior exportador de automóveis para cá. De todos os veículos importados pelo Brasil, o país asiático respondeu por 21,7%, só atrás da Argentina ­ 52,8% ­ e à frente do México ­ 10,6% ­, países com os quais o Brasil tem acordos alfandegários.

                O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, defendeu a criação de um pacote emergencial para o setor automotivo que fomente as exportações. “Não falamos em proteger o mercado. Queremos ser competitivos para exportar”, garantiu. Quanto à queda na produção e nas vendas ­ 35,8% em relação a dezembro ­, o executivo classificou como normal. “Analisando os anos anteriores, esta queda de dezembro para janeiro está dentro da sazonalidade do período. Nos últimos anos, o setor apresentou quedas médias de 30% sempre neste mês”, justificou.

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...