M8: O Cupê que a BMW desistiu de Lançar

Written By nyit on Friday, April 1, 2011 | 6:46 PM

M8: O cupê que a BMW desistiu de lançar
Super cupê teve projeto cancelado para produção de motor para McLaren

A BMW revelou que o motor V12 produzido em 1990 para a primeira geração do McLaren F1 havia sido originalmente desenvolvido para equipar uma versão M do grande cupê Série 8. O motor era feito sobre dois 6 cilindros da marca alemã e provou grande durabilidade em testes para o M8.
Apesar do modelo ter estado pronto para produção em série, com todo o desenvolvimento concluído e algumas unidades montadas, a BMW não permitiu seu lançamento, mesmo com a insistência da divisão Motorsports.

O motor produzia cerca de 550 cv e conseguia levar o Série 8 a níveis de desempenho inéditos na época. A alemã preferiu usar o projeto como base para o motor do McLaren F1 e chegou a correr no protótipo da marca em Le Mans no ano de 1999.

O V12 também chegou a equipar uma versão vitaminada do primeiro X5, com mais de 700 cv, câmbio manual de seis marchas e velocidade máxima de 300 km/h para o SUV. Mas essa versão também nunca chegou à linha de produção.

A BMW cogitou novamente usar o V12 trabalhado pela Motorsport numa edição especial do último M5, mas o propulsor era grande demais para o cofre do sedã. Mais uma vez o projeto foi engavetado e o motor voltou para o armário, para tristeza dos entusiastas do modelo.

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...