Mazda RX-8 com motor Wankel

Written By nyit on Sunday, January 9, 2011 | 11:03 AM

Teste: Mazda RX-8 com motor Wankel
RX-8 é testado no México e põe à prova seu mítico motor rotativo Wankel
 
Existem marcas de automóveis que são muito mais lembradas pelo desenvolvimento de uma tecnologia do que propriamente por um veículo. É o caso da Mazda. A fabricante japonesa foi capaz de desenvolver um propulsor que entrou para a história automotiva.
E que pode ainda ser admirado no RX-8. O esportivo é movido por um motor Wankel, que se difere por ser rotativo, assemelhando-se a um motor dois-tempos, onde um rotor abre e fecha as janelas do cilindro. Trata-se de um pequeno bloco de litragem 1.3 ­ equivalente a 3.9 litros ­ que rende 231 cv e 21,5 kgfm de torque e faz o RX-8 acelerar de zero a 100 km/h em 6 segundos e atingir a velocidade máxima de 234 km/h. A vantagem da unidade propulsora do RX-8 é ser mais leve e compacta, além de ocupar menos espaço e permitir um desenho mais aerodinâmico da parte dianteira. Os pontos negativos são sua baixa durabilidade e alto consumo de combustível. O maior atrativo do RX-8 foi herdado do extinto RX-7, produzido entre 1978 e 2002. A chegada da primeira geração do RX-8 aconteceu em 2002 e trouxe de volta a tecnologia que fez a Mazda ganhar destaque mundial em 1967, quando lançou o primeiro motor rotativo da história.

Em seu último facelift, em 2009, o modelo ganhou para-choques redesenhados, leds diurnos integrados e novo aerofólio traseiro. De perfil, chamam a atenção as rodas de 19 polegadas e a ausência de uma coluna central ­ por conta das portas traseiras suicidas. Na traseira, o visual esportivo é completado pelos novos para-choques com saídas de escape integradas. Com a “maquiagem”, o habitáculo ganhou bancos esportivos com novo formato. O painel de instrumentos ostenta um enorme conta-giros centralizado. Com quatro portas ­ sendo as traseiras “meias-portas”, como na Ford Ranger extendida ­, o RX-8 tem capacidade para transportar até quatro passageiros ­ um 2+2. Nos Estados Unidos, o RX-8 é oferecido por US$ 26.795, o equivalente a R$ 45 mil. Sai de fábrica com seis airbags, freios com ABS e EBD, controle de tração, bloqueio do diferencial, sistema de som Bose, CD/ MP3/Bluetooth e sensor de chuva e luminosidade. Desde que foi lançado, o modelo emplacou 170 mil unidades nos 45 países onde é comercializado.




Primeiras impressões

Por debaixo do capô do Mazda está uma unidade de força nem um pouco convencional. Em vez de um motor tradicional, de ciclo Otto, que funciona com pistões, bielas e virabrequim, o RX-8  traz um propulsor rotativo denominado pela marca 13B-MSP, ou Multi Side Port. Chamado de Wankel, nome de seu criador, funciona através de rotores. Dessa forma, as câmaras de combustão se encontram em cada um dos lados do rotor em forma triangular. O RX-8 avaliado tem litragem 1.3, que despeja 232 cv aos 8.500 rpm. Com projeto polêmico ­ que inclui design cheio de arestas e ângulos ­, o modelo tem a aparência de um sedã, mas “caráter” de um cupê.

O prazer e a sensação de conduzir um RX-8 é inigualável. O quadro de instrumentos dá prioridade ao enorme tacômetro, que marca displicentemente até os 10 mil rpm. A transmissão é manual de seis velocidades, a alavanca é pequena e a passagem da mesma entre as velocidades é curta e precisa. A aceleração é constante e o comportamento é de um modelo esportivo ­ graças à tração traseira, o RX-8 se sai muito bem na pista. A posição central do motor distribui bem o peso ao veículo, fazendo com que o eixo dianteiro carregue 52% e o traseiro, 48%. Para reforçar a beleza de se guiar um modelo com tal unidade de força, vale lembrar que a Mazda foi a primeira fabricante japonesa a ganhar a lendária corrida das 24 Horas de Le Mans, em 1991, com o carro 787B. Impulsionado por um motor Wankel, é claro.





No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...